O crescimento do mercado de E-SPORTS no Brasil e no Mundo
Estudos mostram que à medida que o acesso à smartphones e internet móvel aumenta, maior é o envolvimento de jogadores e entusiastas de esportes eletrônicos
Por Guilherme Melo
Os esportes eletrônicos cresceram tanto nos últimos anos que já permitem comparações com os esportes tradicionais. Campeonatos milionários, profissionalização de jogadores, streams e a entrada de clubes esportivos tradicionais mostram o grande potencial desta nova vertente esportiva.
De acordo com o instituto de pesquisas Newzoo, o Brasil é o terceiro maior público de Esports do mundo, com 7,6 milhões de espectadores mensais, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. O crescimento da base foi de 20% de 2018 para cá, e esse aumento acelerado da audiência chegou a virar debate no Senado Federal.
E conquistando cada vez mais adolescentes à medida que seu público se expande, e as gerações mais jovens passam a ter acesso à jogos e à Internet.
Por ora, no Brasil, a maior parte do público é masculina, de alta renda, que consome tecnologias avançadas para jogos online – os famosos PC Gamers, computadores montados com processadores capazes de performar os jogos mais avançados do mercado.
Por outro lado, os dados da Newzoo apontam que mais de 25% do público de Esports não é composto por jogadores, e sim por espectadores passivos, que apenas consomem materiais relacionados.
Segundo estimativas do Business Insider Intelligence é esperado que o total de visualizações de Esports tenha uma taxa de crescimento anual de 9%, entre os anos de 2019 e 2023, passando de 454 milhões em 2019 para 646 milhões em 2023.
BRASIL: PRINCIPAIS ESTATÍSTICAS
POPULAÇÃO 210.9M
GAMERS 75.7M
RECEITA $1.5BN
GASTOS ANUAIS $37.22
ENTUSIASTAS 7.6M


De acordo com a Business Insider, o futuro global dos Esports provavelmente estará nos braços dos dispositivos móveis, que são mais acessíveis que os computadores de alta performance, permitindo a entrada de um número muito maior de jogadores e fãs.
A pesquisa mostra que o segmento de jogos de disputas online para dispositivos móveis deve representar 45% do mercado de games do próximo ano.
Essa popularidade já está presente em alguns espaços competitivos, como a China, por exemplo, que já tem um cenário próspero de Esports com foco em mobile.
Mercado de eSPORTS no Mundo

Por: Guilherme Melo
ALGUNS DOS PRINCIPAIS JOGOS
League of Legends (LoL)
O mais popular do mundo, envolve magia e batalhas online.
Counter-Strike Global Ofensive (CS:GO)
A versão anterior do game de tiro foi o primeiro esporte eletrônico de sucesso.
Starcraft
O mais popular na Coreia do Sul é um jogo de estratégia de guerra em ambiente de ficção científica.
DotA 2
(Defense of the Ancients)
É um jogo de estratégia de batalhas.
Fifa
Jogo de futebol que já tem Mundial próprio.
Fonte: Newzoo
Fontes:
Reprodução/Agência Aspas
Reprodução/Agência Aspas
Reprodução/Agência Aspas